Lista Negra do VideoSis


Introdução



O cadastro existe a nível nacional para as vídeo-locadoras que utilizam o sistema VideoSis. Se uma pessoa for cadastrada na lista-negra em um estado e depois se mudar para outro estado, quando for fazer um cadastro em uma vídeo-locadora o sistema VideoSis vai informar que essa pessoa possui cadastro na lista-negra.


Quando se for fazer um cadastro de um(a) novo(a) cliente ou fazer uma locação para o cliente o sistema verifica se a pessoa está na lista-negra e, caso estiver, mostra um aviso, o motivo do cadastro e os dados da locadora que fez o cadastro.


As operações e informações sobre a lista-negra ficam localizadas na aba "Lista Negra" da tela de cadastro de clientes:




Contrato e Licença de Uso



Para utilizar esta funcionalidade você tem que concordar com os termos de uso. Ele é mostrado quando se habilita o uso da lista-negra.


Leia-o atentamente pois ele é muito importante.



Questões Legais



Para evitar constrangimentos com os clientes, e se livrar de uma ação judicial por danos morais, deve-se seguir regras para a utilização deste tipo de ferramenta.


Basicamente deve-se seguir as recomendações abaixo:



Para facilitar isto, o VideoSis mostra instruções de como proceder nas operações de adição de pessoa à lista-negra, assim como quando ocorre um resultado positivo na consulta da pessoa.



Uso em Rede



Se você utiliza o sistema VideoSis em rede, deve selecionar qual dos computadores vai ser a central da lista-negra. Este computador é o que vai fazer a consulta pela internet ou o que vai ter armazenado o banco de dados da lista-negra.


Ele não precisa ser o mesmo computador central do sistema VideoSis (o servidor).


A configuração da lista-negra deve ser feita a partir deste computador que vai servir de central da lista-negra.



Como Configurar



Na tela de cadastro de clientes, na aba Lista Negra, clique no botão Operações e depois em "Ativar / Desativar", selecione que deseja habilitar o recurso e clique em OK.


O sistema vai pedir os dados da locadora caso eles não esteja preenchidos. É necessário ter preenchido o RG e o CPF do(a) proprietário(a) da locadora, e estes dados devem ser os mesmos que devem estar cadastrados junto à GenSis Sistemas.


Depois na tela de cadastro de clientes, na aba Lista Negra, utilize o botão Operações > Configurar.


Deve-se selecionar qual módulo será usado para a troca de dados, de acordo com as instruções abaixo:



Formas de troca de dados



Existe 3 formas de o sistema VideoSis fazer a troca de dados da lista-negra.


O ideal é ter uma conexão dedicada e contínua à internet. Neste caso deve-se selecionar o módulo Spv On-Line.


Caso não haja conexão contínua à internet, deve-se selecionar o módulo Spv Off-Line. Depois de avançar nesta tela aparecerá outras opções de acordo com a existência ou não de conexão com a internet.



 » On-Line


Nesta forma de comunicação, o sistema VideoSis faz as operações da lista negra (consulta, cadastro e remoção) de forma on-line, em tempo real, utilizando uma conexão contínua à internet.



 » Off-Line com internet


Esta forma de comunicação pode ser selecionada quando se utiliza conexão discada à internet.


Nesta forma pode-se conectar-se à internet somente para sincronizar as informações com o banco de dados do site, e depois desconectar-se para liberar a linha.


A sincronização envia os dados de novos cadastros e remoções da lista-negra para o site, e baixa a lista mais atual das pessoas cadastradas na lista-negra para o sistema VideoSis.


É recomendável que todos os dias se faça a sincronização pelo botão Operações > Sincronizar.


Note que utilizando-se esta forma de comunicação, o site somente receberá o cadastro ou a remoção depois que se proceda com a sincronização. Portanto é recomendável se fazer a sincronização logo depois de se fazer um cadastro ou remoção de pessoa da lista-negra.



 » Off-Line sem internet


Caso não haja conexão à internet no computador que utiliza o sistema VideoSis, pode-se utilizar outro computador que tenha conexão à internet para enviar o arquivo gerado pelo sistema VideoSis e baixar o banco de dados atualizado.


Os passos a seguir são os seguintes:


1. Acessar a tela de cadastro de cliente, e depois a aba Lista-negra.
2. Clicar no botão Operações desta tela e selecionar "Salvar arquivo para enviar pro site".
3. Clicar no botão Procurar e selecionar a unidade de PenDrive ou CD ou disquete. Você deve inserir o item no drive antes.
4. Levar o PenDrive ou CD ou disquete até um computador que tenha acesso à internet.
5. Acessar o site: http://spv.videosis.com.br/
6. Cliquar em OffLine
7. No local onde diz "Enviar Arquivo" clicar no botão à direita e selecionar o arquivo que foi salvo no PenDrive ou CD ou disquete.
8. Clicar em Enviar.
9. Quando aparecer uma tela para salvar arquivo, selecione para salvar no PenDrive ou CD ou disquete.
10. Leve o PenDrive ou CD ou disquete para o computador da locadora, acesse a mesma tela de lista-negra, o botão Operaçoes, e a opção "Carregar lista atualizada".

Pronto!

Com os passos acima tanto se envia os clientes que foram cadastrados na lista-negra pela sua locadora, como se baixa a nova lista de clientes que está na lista-negra.


Utilização



As operações de consulta, adição e remoção podem ser efetuadas pelo botão Operações da aba Lista-negra da tela de cadastro de clientes.



 » Consulta


O sistema VideoSis faz consulta automática na lista-negra nas seguintes operações:



Além das consultas automáticas também é possível fazer uma consulta de forma manual, na tela de cadastro do cliente, na aba Lista Negra utilizando o botão Operações > "Consultar este(a) cliente".


Caso houver algum registro desta pessoa na lista-negra, o sistema vai mostrar os dados da pessoa, os dados da locadora que fez o cadastro e o motivo do cadastro.


No caso de uso off-line, quando o resultado der positivo é recomendável fazer uma sincronização dos dados com o site antes de comunicar isto ao cliente, pois o cadastro dele na lista-negra já pode ter sido removido, evitando assim constrangimentos com o cliente.



 » Adição


Devido às questões legais, a adição não se dá em uma única etapa.


O devedor deve ser notificado da adição por carta registrada e o cadastro só pode ser feito após 10 dias da carta ser enviada ao devedor.


O cadastro é feito em 4 etapas:


Passo 1: Na tela de cadastro de clientes faz-se a pré-adição na lista-negra.


Passo 2: Deve-se enviar uma carta registrada para a pessoa e guardar o comprovante dos correios.


Passo 3: Aguardar 10 dias a contar a partir do dia em que a carta foi postada nos correios.


Passo 4: Depois do prazo pode-se adicionar a pessoa na lista-negra caso ela não tenha regularizado a situação.


Se a pessoa vier na locadora e regularizar a sua situação, deve-se fazer o cancelamento da pré-adição pelo botão Operações > Cancelar Adição.


Para facilitar esta operação, estas instruções serão mostradas pelo próprio sistema no ato da adição.



 » Remoção


Se a adição da pessoa não foi concluída e econtra-se na fase de pré-adição, então deve-se utilizar a função "Cancelar Adição" do botão Operações.


E se a adição já foi concluída, deve-se usar a função "Remover este(a) cliente".


No caso de uso off-line, é extremamente recomendável fazer a sincronização dos dados com o site logo após a remoção, para que a pessoa seja removida da lista-negra no site, evitando assim que ela passe constrangimentos em outro estabelecimento, e evitando também uma ação contra a sua empresa.




Outras Dicas



Para desabilitar a consulta automática no ato da locação, desmarque a opção correspondente no menu Ferramentas > Opções, na aba Configurações.


Para desabilitar o uso da lista-negra utilize o botão Operações da aba Lista Negra da tela de cadastro de clientes e selecione a opção "Ativar / Desativar".


Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para contatar o nosso suporte.